top of page

Tailândia: alguns costumes e tradições

  • Foto do escritor: Juliana Lazzari
    Juliana Lazzari
  • 24 de jan. de 2017
  • 3 min de leitura

Uma historinha engraçada que aconteceu comigo [if gte vml 1]><v:shapetype id="_x0000_t75" coordsize="21600,21600" o:spt="75" o:preferrelative="t" path="m@4@5l@4@11@9@11@9@5xe" filled="f" stroked="f"> <v:stroke joinstyle="miter"></v:stroke> <v:formulas> <v:f eqn="if lineDrawn pixelLineWidth 0"></v:f> <v:f eqn="sum @0 1 0"></v:f> <v:f eqn="sum 0 0 @1"></v:f> <v:f eqn="prod @2 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @0 0 1"></v:f> <v:f eqn="prod @6 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="sum @8 21600 0"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @10 21600 0"></v:f> </v:formulas> <v:path o:extrusionok="f" gradientshapeok="t" o:connecttype="rect"></v:path> <o:lock v:ext="edit" aspectratio="t"></o:lock> </v:shapetype><v:shape id="Picture_x0020_1" o:spid="_x0000_i1025" type="#_x0000_t75" alt="https://www.facebook.com/images/emoji.php/v7/fa5/1.5/16/1f642.png" style='width:12pt;height:12pt;visibility:visible;mso-wrap-style:square'> <v:imagedata src="file:///C:\Users\Juliana\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.png" o:title="1f642"></v:imagedata> </v:shape><![endif][if !vml][endif]:) ...

Um dia fui entrar numa loja e me dei conta que tinha que tirar os sapatos, aqui em Pattaya isso não é muito comum apesar da maioria das pessoas seguirem os princípios da religião budista. Tirei as rasteirinhas e entrei... Seguindo pela loja havia um gato dormindo, esparramado no chão, no meio da loja, parecia um tapete... Eu inventei de fazer um carinho com o pé no gatinho e levei um baita xingão: “don't put your foot on the cat” (não coloque seu pé no gato) disse a funcionária da loja aos gritos... Eu fiquei muito constrangida, (quem me conhece sabe o quanto eu tento ser educada com as pessoas), então este erro me fez muito mal, pedi mil desculpas e saí da loja encabulada. Por isso resolvi pesquisar um pouco sobre os costumes e selecionei algumas dicas importantes:

A Tailândia é um país com costumes, tradições e leis bem diferentes do Brasil. Assim, se você for vir para cá deve saber:

1. Nunca aponte o pé para alguma estátua do Buda, para monges, para um tailandês, ou para um animal de estimação. Na cultura Tailandesa os pés são considerados impuros e a pior parte do corpo humano. Portanto, é considerado uma ofensa apontar o pé para alguém ou algo sagrado.


2. Nunca mostre o solado do pé para imagens do Buda ou para outras pessoas, ou pegue/puxe algo com o pé.


3. Tenha muita atenção ao entrara nos lugares, pois em alguns deve-se tirar os calçados antes de entrar. Em Phi Phi em quase todas as lojas deve-se entrar sem os calçados, já em Pattaya, isso não é necessário. Porém, em todos os templos, sem exceção, que são lugares sagrados sempre tem que tirar os calçados (tem um lugar específico para colocar os calçados antes de entrar).

4. Nunca toque na cabeça dos tailandeses, principalmente se for criança porque a cabeça é considerada a ligação com o divino e a sede da alma. Se isso acontecer, deve-se pedir desculpas educada e sinceramente.


5. Para visitar os templos é necessário vestir-se adequadamente: com roupas que tapem os ombros e cotovelos, e que fiquem abaixo dos joelhos. Roupas coladas e decotadas não são permitidas. Nos templos, mais turísticos, é disponibilizado um empréstimo de roupas (camisas, calças e lenços) caso o visitante não esteja vestido adequadamente.


6. Nunca tire foto em que você fique em posição acima da cabeça de uma imagem do Buda. As imagens do Buda devem ser respeitadas e veneradas.

7. Se você for mulher, nunca encoste ou fique muito perto de monges e seus pertences pois, os votos de castidade dos monges são levados muito a sério.


8. Nunca demonstre afeto extremo em público, os tailandeses podem se sentir constrangidos, ou até mesmo ofendidos com demonstrações de afeto em público. Portanto, em locais públicos, no máximo, pegue na mão do companheiro.


9. Nunca acene/chame um tailandês com a palma da mão virada para cima e nunca aponte nada com o dedo indicador, isso é considerado desrespeito.


10. Nunca desrespeite a Realeza. A Tailândia é uma monarquia e, principalmente, o Rei e a Rainha são extremamente venerados, sendo que qualquer pessoa que desrespeitar a Realeza é punida com pena de prisão. Isso também se aplica ao dinheiro da Tailândia que tem imagens do Rei estampadas em todas as notas e moedas. Portanto, rasgar, depredar ou pisar em notas e moedas é considerado um desrespeito e um crime, passível de punição.

Por fim, nunca é demais lembrar que todo turista deve sempre ter em mente que é um visitante no país e, por mais que os costumes, tradições e leis sejam difíceis de aceitar ou compreender, devem ser, no mínimo, tratadas com o devido respeito.

Comments


Tailândia: morando aqui. Orgulhosamente criado por Juliana Lazzari e Wix

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page