Bangkok: Casa Jim Thompson
- Juliana Lazzari
- 5 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

A Casa de Jim Thompson é um museu que foi planejado pelo empresário e arquiteto americano Jim Thompson, onde é possível conhecer vários objetos de arte, trazidos de países do sudeste asiático, como Myanmar, Camboja e Laos.

Casa Jim Thompson.
Além dos objetos de arte, é possível observar a arquitetura tradicional das casas tailandesas do século XIX, feitas em madeira. O seu valor histórico é grande pois existem poucas construções deste estilo ainda preservadas em Bangkok, visto que a maioria das antigas casas foram desmontadas e transferidas para Ayutthaya, a antiga capital tailandesa (farei em breve um post dedicado à Ayutthaya).

Alguns objetos de arte vistos durante a visita.
A casa fica às margens de um canal, e foi construída a partir de 6 casas antigas, que foram trazidas de várias partes da Tailândia.

Um dos jardins da Casa Jim Thompson.
Mas o mais legal desta visita é ver como o fio da seda é fabricado a partir do casulo da lagarta. Isto mesmo!

Processo da fabricação da seda.
Jim Thompson foi um grande visionário que revolucionou o comércio de seda tailandesa. Nos anos 40, a tecelagem da seda na Tailândia era uma atividade que estava desaparecendo, e o seu declínio parecia inevitável e irreversível. Apesar do quadro nada promissor, Thompson estava confiante de que as cores, o brilho e a qualidade da seda tailandesa atrairiam muito interesse no exterior. Ele então criou uma empresa que salvou esta atividade e a transformou em uma marca de reconhecimento internacional. Seu negócio se tornou um grande sucesso, que atraiu o interesse de estilistas em Nova York, Londres, Milão e Paris e hoje é uma marca reconhecida e muito famosa no mundo todo.

Processo da fabricação da seda. Fios leves, brilhantes e muito macios.
A seda é utilizada na tecelagem manual, misturada com outras fibras como algodão e lã. Desta maneira produz-se tecidos mais resistentes que podem ser utilizados na confecção de xales, lenços, pashimina, entre outros.
Logo na entrada, geralmente tem uma pessoa que fica desenrolando o fio da seda, a partir do casulo da lagarta. Muito legal!

Fio da seda sendo obtido através do casulo da lagarta.
A visita é guiada, leva cerca de 30 minutos e não é permitido tirar foto no interior da casa.

Jardins da Casa Jim Thompson.
Você pode ir de skytrain, e o museu oferece serviço de transporte gratuito para a estação mais próxima (o transporte é feito em tuk-tuk com saídas a cada 15 minutos).

Restaurante Jim Thompson, uma ótima escolha. Comida deliciosa.
Leia mais em:
http://www.jimthompsonhouse.com/life/thaisilk.asp
https://www.theparisreview.org
コメント