top of page

Um templo que parece uma nave espacial: Wat Phra Dhammakaya

  • Foto do escritor: Juliana Lazzari
    Juliana Lazzari
  • 19 de mai. de 2017
  • 4 min de leitura

A Tailândia é um país de muitos templos, sendo que cada templo tem a sua própria peculiaridade, por isso para se familiarizar com os diferentes tipos é preciso muito mais do que um ano vivendo aqui.


Wat Phra Dhammakaya é um grandioso templo que fica a 40 km ao norte do centro de Bangkok, no distrito de Khlong Luang. Este templo é simplesmente incrível, possui uma arquitetura muito peculiar, além de ficar numa enorme área de cerca de 1000 hectares, sendo o maior templo budista do mundo.


Cúpula dourada do templo principal. Parece com um lindo e gigante sol e também com uma nave espacial.

Foto aérea da área do templo (retirada do site: www.dhammakaya.net).

Logo na entrada à esquerda existe um setor de informações, onde fomos recepcionados por uma das integrantes que nos levou até a área principal.

Aprendendo sobre o templo com a nossa guia.

Na área principal fomos informados que a visita a este templo seria diferente dos demais templos, pois antes de começarmos o passeio teríamos uma breve aula de meditação com um monge do templo, e aprenderíamos um pouco sobre os ensinamentos de Buddha e sobre a filosofia do templo.


É exigido que todas as pessoas usem roupas claras no templo, com exceção dos monges que usam a tradicional roupa laranja. Por isso recebemos esta túnica para colocar por cima da roupa que estávamos usando.


Sala da meditação para iniciantes.

O templo usa slogan "Paz Mundial através da Paz Interior “, enfatizando a transformação pessoal, expressa através do seu “eu”. O monge que nos deu a aula de meditação tem uma página no Facebook para quem interessar: "Good Questions Good Answers".

Nunca havíamos tido aula de meditação e a sensação durante e após a aula foi de uma paz incrível, algo que não consigo descrever com as palavras, foi como se encontrássemos o equilíbrio da mente com o corpo, mas não foi fácil, é muito difícil conseguir "não pensar em nada".


O monge que nos deu a aula de meditação disse que os ensinamentos budistas e a prática da meditação diária levará o praticante e a sociedade à prosperidade e felicidade. Além disso, disse que é importante desenvolver qualidades como humildade, saber aceitar críticas, ter fala suave e empatia. Estes ensinamentos na minha opinião são importantes independentemente da religião.

Foto retirada do site: www.dhammakaya.net

Os monges residentes fazem uso de tecnologia para a propagação dos valores budistas tradicionais, como um canal de televisão (Dhammakaya Media Channel –DMC), um site (www.dhammakaya.net) e uma universidade de ensino à distância. Desta maneira, este templo está ficando cada vez mais conhecido no mundo inteiro.


Este templo possui alguns conceitos que me fizeram refletir, como por exemplo enfatizar uma cultura de receber mérito através da realização de boas ações e da meditação: “Tudo o que eu fizer ao outro voltará para mim”. Acho que por isso fomos tão bem recepcionados e tão bem tratados neste lugar. Foi o lugar que visitei onde mais senti empatia das pessoas. Consegui realmente perceber a definição da palavra empatia, capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, com o objetivo de entendermos seus sentimentos e perspectivas, e usar esse conhecimento para orientar nossas ações.

Cerimônia Budista (Foto retirada do site: www.dhammakaya.net).

A cúpula hemisférica dourada representa o Buddha e é formada por 300 mil imagens pequenas de Buddha, cada uma das imagens tem o nome do doador gravado nele, uma antiga tradição tailandesa. O visual é realmente fantástico! O entorno da cúpula é cercado por uma plataforma para a meditação, e serve como um memorial em homenagem ao fundador da seita.

Cúpula dourada é formada por milhares de pequenas estátuas de Buddha.

Este templo tem alguns projetos sociais bem interessantes, como a promoção de doações de sangue, de campanhas para ajudar vítimas de catástrofes na Tailândia (como a campanha realizada para as vítimas do tsunami em 2004), campanhas para as pessoas deixarem de fumar e beber, a promoção de bolsa de estudo budista, dentre outros. Até então não sabia da existência de projetos sociais vinculados e/ou realizados pelos templos.

Monges durante uma cerimônia. (Foto retirada do site: www.dhammakaya.net).

Os monges e praticantes acreditam que a meditação não só acalma a mente, mas também tem um efeito milagroso no mundo exterior, dizem que quando a a mente de cada pessoa neste mundo conhecer a verdadeira paz, o mundo conhecerá a paz.

Flor de Lótus para homenagear o Buddha.

Cerimônia Budista (Foto retirada do site: www.dhammakaya.net).

A intenção de Wat Phra Dhammakaya é se tornar o Centro Mundial Dhammakaya, um lugar de encontro e de peregrinação para budistas do mundo inteiro, assim como a cidade do Vaticano é para os cristãos e a Meca é para os muçulmanos.

Foto noturna do templo principal durante uma cerimônia. (Foto retirada do site: www.dhammakaya.net).

Algumas dicas:

Localização:

23/2 Moo 7 Khlong 3, Khlong Luang, Pathumthani 12120, Thailand Tel. +66-(0)-2831-1000


Como chegar: de carro leva aproximadamente uma hora do Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi. Fica a cerca de 20 km a norte do Aeroporto Donmuang (antigo). Para chegarmos lá, usamos o aplicativo GRAB taxi (concorrente do Uber aqui na Ásia).


Existem opções de ônibus gratuitos todos os domingos e feriados budistas, que partem de Bangkok às 7 e 8 horas da manhã e retornam às 18:30. Os ônibus partem de Sanam Luang (perto do portão principal da Universidade Thammasart), do Parque Jatujak (em frente ao Terminal Rodoviário Norte) e do Monumento da Vitória (em frente ao Edifício TV 5). Procure por passageiros vestidos de branco.


Não é cobrada entrada para a visitação, mas acho importante deixar uma doação em dinheiro após a visita, considerando que em outros templos famosos você paga a entrada e não tem sequer um guia para te instruir durante a visita.


Tempo de da visita: aproximadamente 2 horas.


Gostou do post? Deixe seu comentário ou se preferir mande um email para: juadoroviajar@gmail.com

Curta. Compartilhe.




Comments


Tailândia: morando aqui. Orgulhosamente criado por Juliana Lazzari e Wix

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page