top of page

Maeklong Railway Market: Mercado do trem na Tailândia

  • Foto do escritor: Juliana Lazzari
    Juliana Lazzari
  • 16 de jan. de 2018
  • 3 min de leitura

O Mercado do Trem da Tailândia está localizado em Maeklong, uma província que fica a cerca de 70 km de Bangkok.


Mas o que tem de diferente esse mercado dos outros na Tailândia?


Tem um trem percorrendo o meio dela várias vezes ao dia. Isso mesmo, um trem que passa bem no meio do mercado e perto o suficiente para tocar. Somente na Tailândia para ver estas coisas!


Este excêntrico mercado é mundialmente conhecido por sediar uma feira que acontece sobre uma linha férrea em operação.

Pode até parecer que este mercado seja uma daquelas atrações que são pegadinha para atrair turistas, mas não, ele é um mercado muito antigo, onde os habitantes locais fazem suas compras de alimentos no dia a dia e que foi invadido por visitantes estrangeiros curiosos que buscam conhecer o estilo de vida da população e a localização inusitada da feira.

O mercado de Maeklong é bem grande, ocupa vários espaços não só nos trilhos, mas também em galpões nos seus arredores.

Basta andar alguns metros na rua e logo entramos em uma enorme feira montada sobre os trilhos do trem.


Os produtos oferecidos por lá são os mais diversos que você pode imaginar: carnes, frutas, verduras, legumes, peixes, camarões, rãs e várias outras coisas que eu nem consegui identificar, além das roupas e dos souvenirs.

Tudo fica em bancas quase em cima os trilhos, em alguns casos os produtos ficam diretamente no chão.

O calor é muito grande e eu fiquei imaginando como eles conseguem conservar os produtos naquele sol e naquela temperatura.

Várias barracas por lá vendem carnes e elas não ficam armazenadas nem no gelo e nem protegidas de alguma forma do calor ou dos insetos, são simplesmente cortadas e deixadas sobre as bancadas expostas no ambiente para as pessoas comprarem. Mas no Vietnã é bem comum de ver isso também. Aí meu Deus se a vigilância sanitária do Brasil passasse pela Ásia!

No fim da feira fica a estação do trem. Por ali também tem várias bancas de produtos, porém com um pouco mais espaço e organização.

Filés de peixe secando ao sol.

A parte legal da feira é o pouco espaço para tantos produtos em cima dos trilhos.

Procuramos um lugar para esperar o trem passar, não foi muito fácil porque o movimento das pessoas é bem grande e alguns vendedores não gostam que você fique parado na frente da banca deles e eles tem razão, afinal você estará bloqueando o acesso aos produtos.

Passado um tempinho começamos a ouvir a buzina do trem e começou uma movimentação intensa dos vendedores. A agilidade deles é impressionante. Em poucos segundos os produtos foram retirados dos trilhos e todos os toldos das bancas foram recolhidos.

A coisa mais legal desse mercado é que ele se ajusta perfeitamente ao trem à medida que ele passa. Os toldos, as cestas de frutas, legumes são deslocados apenas a uma distância o suficiente para não serem cortadas pelas rodas metálicas do trem.

Todos os viajantes que estão por lá erguem suas câmeras e ficam à postos esperando o trem passar, achei engraçado e divertido.

O trem finalmente passou buzinando e andando muito lentamente.

E em menos de 1 minuto tudo voltou ao normal. Nós ficamos muito impressionados com a agilidade dos vendedores.

Este passeio foi muito interessante para conhecer mais um pouco da cultura e dos costumes tailandeses tão diferentes dos nossos.

Eu tive a oportunidade de vistá-lo duas vezes, a primeira vez para conhecer com o meu esposo e na segunda vez para levar alguns familiares que vieram nos visitar.

Recomendo este passeio somente para pessoas que realmente queiram aprender um pouco sobre a cultura e/ou sobre os costumes.

Gostou do post? Comente, compartilhe, me segue no Instagram: jujulazzari

留言


Tailândia: morando aqui. Orgulhosamente criado por Juliana Lazzari e Wix

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page