Harbin a Cidade de Gelo da China
- Jujulazzaripelomundo
- 7 de fev. de 2019
- 4 min de leitura
Você já imaginou se o poder da princesa Elsa do Frozen fosse real e existisse mesmo uma cidade feita de gelo?

Bem, isso é possível numa cidade chinesa chamada Harbin. Leia o post abaixo e se encante por este universo congelado.
Harbin Curiosidades:
Harbin é a capital da província de Heilongjiang. Fica localizada no nordeste da China, perto da Sibéria.

Com uma população de mais de 4,5 milhões de habitantes na área urbana, é a décima cidade mais populosa da China.
Harbin tornou-se importante entre 1896 e 1924 quando a Rússia obteve uma concessão nessa cidade para a construção da Ferrovia Trans – Siberiana.
Até 1949 teve uma das maiores comunidades de europeus no Extremo Oriente e isso pode ser observado na arquitetura de seus edifícios, com forte influência ocidental, bem diferente da arquitetura de Pequim ou Shanghai. Por isso é também conhecida pelos chineses como a “Paris do Oriente”.

Catedral Ortodoxa Santa Sofia
Harbin é também chamada “Cidade do Gelo”, devido ao seu longo e frio inverno com temperaturas que podem chegar aos incríveis quarenta graus negativos. O frio da região é desumano, a temperatura cai abaixo de zero ainda em outubro, os rios congelam no final de novembro e só começam a derreter em março com a chegada da primavera.

Um barco que ficou encalhado no rio congelado
Para suportar este frio rigoroso é necessário usar roupas apropriadas e nós fomos preparados, com casacos forrados com penas de ganso, calças impermeáveis e com pelos por dentro, tênis recheados de pelos e com uma sola grossa de borracha, que separa os pés do chão frio, além de gorro, cachecol e luvas impermeáveis, e ainda usamos uns adesivos que ao contato com a roupa promovem aquecimento do corpo, itens básicos de sobrevivência.

China Harbin Ice and Snow World
O Festival Internacional de Esculturas de Gelo e Neve de Harbin é o maior festival de neve e gelo do mundo e possui muitas instalações e atividades espetaculares.

Trem feito com blocos de gelo
O festival anual funciona oficialmente de 5 de janeiro a 5 de fevereiro, mas algumas atrações são abertas antes da abertura oficial, incluindo o mais popular de todos - o Harbin Ice and Snow World, também conhecido como a cidade de gelo.

São construídos impressionantes criações de neve que são projetadas por mestres escultores que começam o trabalho vários meses antes do início do festival. Estes escultores recortam gigantescos blocos de gelo do rio Songhua, projetam, esculpem e moldam belos castelos, igrejas, pontes, etc. O gelo é erguido sobre uma base de metal, como numa obra de construção. Por dentro são colocadas belas luzes coloridas.

Ao anoitecer as luzes coloridas dentro dos blocos de gelo são acesas e o parque muda completamente de visual. Os chineses são demais quando a tarefa é iluminar. Eles são experts em trabalhos manuais e luzes. É surreal!

Este ano, o Harbin Ice and Snow World abrangeu mais de 600.000 metros quadrados. Foi construído com mais de 110.000 metros cúbicos de gelo e 120.000 metros cúbicos de neve.

Este festival inclui muitas atividades e eventos interessantes como competições internacionais de esculturas de gelo, show de luzes, trenó, escorregadores de gelo e apresentações de dança. Mas o mais incrível é andar pelo parque e entrar nas imensas esculturas de gelo.

Foto de uma catedral feita com blocos de gelo: além de ser fantástico saber que ela foi construída inteiramente com blocos de gelo as luzes da iluminação deixaram esta escultura ainda mais espetacular.
Além de ver os gigantescos castelos de gelo iluminados, outros destaques incluem as estátuas gigantescas, a Catedral de gelo, o Coliseu, a Torre, entre outras incríveis construções.

O parque do festival é a megalomania chinesa montada em gelo e luzes. São quilômetros com esculturas de animais, pagodas de gelo em tamanho natural, todos os animais do horoscopo chinês, com o porco, animal do ano em destaque.

A entrada para a Harbin Ice and Snow World custa RMB 330, aproximadamente R$ 165,00/pessoa.

Há também muitas atividades gratuitas pela cidade para aproveitar até o final de fevereiro, incluindo 2.019 bonecos de neve de diferentes formas e tamanhos construídos ao longo do rio. Isso mesmo, mais de 2 mil bonecos de neve espalhados ao longo do rio. Simplesmente fantástico!


É possível atravessar o rio com um teleférico que fornece uma vista surpreendente do rio congelado e também da cidade.


Você pode se divertir com as brincadeiras no gelo como: andar de bicicleta sobre o rio congelado, patinetes, boias, escorregadores, entre outras superdivertidas. Ou você pode simplesmente caminhar sobre o rio, que também é sensacional.

Sun Island Scenic Area (Área cênica da Ilha do Sol)
Além do Harbin Ice and Snow World você também pode visitar o Snow Sculpture Art Expo que é o principal local de exposição de esculturas feitas de neve. Neste parque você pode curtir uma variedade de estátuas de esculturas de gelo e neve compactada com personagens, animais, edifícios de estilo ocidental, etc, com expressões faciais vivas e bonitas.

Diferente da cidade do gelo, estas esculturas são feitas de neve compactada e não de blocos de gelo. Elas são melhor visualizadas à luz do sol. O Parque é imenso ficando quase impossível ver todas as esculturas que estão por ali espalhadas.

A entrada para Snow Sculpture Art Expo (Jan.- Feb.) custa RMB 330, aproximadamente R$ 165,00/pessoa.


Harbin é a cidade com a maior exibição de arquitetura de gelo do mundo. Uma terra mágica, cheia de atrações que parecem ter saído do filme da Frozen, um mundo de conto de fadas, mas de um inverno congelante que chega a doer o corpo. Com certeza foi uma experiência fascinante e inesquecível, que jamais sara da nossa memória, mais um pedacinho da China que tivemos a oportunidade de conhecer.
Gostou do post? Compartilhe!
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Harbin Acessado em 21/janeiro/2019
https://www.cnn.com/travel/article/harbin-ice-and-snow-festival-2019-china/index.html Acessado em 21/janeiro/2019
http://frostytidbits.com/wp/harbin-2012/harbin_map/ Acessado em 21/janeiro/2019
Até o próximo! Grande abraço!
Opmerkingen