Muralha da China
- Jujulazzaripelomundo
- 7 de fev. de 2019
- 3 min de leitura
Compartilho aqui a experiência de ter visitado a famosa Muralha da China...

Quando chegamos na Muralha e nos deparamos com tamanha imensidão, tamanha grandiosidade ficamos muito impressionados com o que o homem já era capaz de fazer no século III antes de Cristo.

Essa gigantesca fortaleza levou aproximadamente dois mil anos para ser construída e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO no dia 8 de dezembro de 1987.

Para saber mais leia o post abaixo e embarque conosco nessa aventura!
Por que foi construída?
A Muralha da China foi edificada por ordem do Imperador Qin, no século III a.C., durante essa a dinastia, para defender seu reino contra os ataques de nômades da Mongólia e Manchúria. Através dos séculos, os exércitos se alojaram ao longo da muralha para evitar invasões, fornecendo assim uma primeira linha de defesa.
A época na qual houve o maior impulso à realização da muralha foi no período da dinastia Ming (1368 a 1644). A última parte da construção data do século XVII.

Fonte: www.great-wallofchina.com
A Muralha da China tem 21.196 quilômetros de comprimento. Seus muros medem cerca de 8 metros de altura e 4 metros de largura. Ela percorre várias cidades da China, começa na província de Gansu e termina no Golfo de Bohai, como podemos ver melhor no mapa acima.

Tendo em conta a sua grandiosidade arquitetônica e sua história, ela é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Por esse motivo, é uma das principais atrações turísticas da China e recebe mais de 4 milhões de visitantes por ano.

Aprendendo um pouco mais sobre a história
A Muralha da China foi construída para consolidar o império de Qin Shihuang. Antes de ter ganho o controle da China, os estados chineses tinham cada qual sua muralha. Para mostrar que a China era uma só, o primeiro imperador chinês - Qin Shihuang - ordenou a construção da Grande Muralha, a qual foi feita ao longo de quatro dinastias: Zhou (1046 a 256 a.C.), Qin (221 a 207 a.C.), Han (206 a.C. até 220 d.C.) e Ming (1368 a 1644).

Ela tinha como objetivo proteger o país dos invasores e também ocupar homens desordeiros e soldados que com o fim das guerras ficavam sem trabalho.

Fonte: https://www.chinahighlights.com/greatwall/fact/how-the-great-wall-was-built.htm
Cerca de 300 mil desses trabalhadores, que totalizavam mais de um milhão de homens, morreram em decorrência das condições de trabalho. Por isso a muralha ficou conhecida entre os chineses como o maior cemitério da China. Muitos trabalhadores foram enterrados ali mesmo, no meio dos muros e pedras.
Os chineses dizem: "Todo tijolo, toda pedra, e cada centímetro de lama da muralha estão cheios de chineses ossos, suor e sangue”.

Na dinastia Han, o imperador utilizou a construção não só como proteção militar, mas também para regular o comércio da seda.
A muralha liga quase mil fortes, ao longo dela existem janelas e espaços onde eram colocadas bocas de canhão. Há, ainda, plataformas que serviam para atacar inimigos e torres que eram usadas para que os militares conseguissem se comunicar entre si. As torres eram dispostas em distâncias regulares segundo a inclinação do terreno, estas tinham terraços onde era feita queima de esterco misturado a diferentes tipos de ervas, que produziam fumaças com diferentes cores para sinalização de uma à outra.

Os chineses dizem que a Grande Muralha é um dragão que serpenteia pelas montanhas. Quando você olha para fotos, você pode ver que isso é um fato. Realmente parece um dragão.

Visitar a muralha foi uma grande oportunidade de aprender um pouquinho mais sobre a história da China e de realizar mais um grande sonho.
Espero que vocês tenham gostado do post.
Dica:
Nós optamos por fazer uma visita guiada chamada: Excursão Grande Muralha em Mutianyu e Túmulos Dinastia Ming. A guia era uma chinesa que falava inglês muito bem. Ela nos pegou no hotel às 7 da manhã e o passeio durou cerca de 9 horas. Pagamos US$ 60/casal, neste preço estava incluído o translado de ida e volta, a guia, almoço tradicional chinês, a visita a muralha em Mutianyu, visita aos Túmulos Dinastia Ming, passeio numa loja de jóias artesanais feitas de jade e degustação da cerimônia do chá chinês. Compramos os voucher pela internet no site GetYourGuide. Valeu muito a pena pois a guia ia narrando a história e contando várias coisas que serviram como base para escrever este post.
Referências:
http://www.great-wallofchina.com/great-wall-of-china-facts.html. Acessado em 07 de fevereiro de 2019.
https://www.chinahighlights.com/author/kelly/ Update: July 25, 2018. Acessado em 07 de fevereiro de 2019.
Comments